sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

AULA 02 | IMAGEM




PARA O CONTEÚDO DESTA AULA 02


Sempre que projetamos, traçamos ou esboçamos algo, o conteúdo visual desta comunicação é composta por uma série de Elementos Visuais. Esses elementos constituem a substância básica daquilo que vemos. São muitos os pontos de vista a partir dos quais podemos analisar qualquer manifestação visual, mas um dos mais reveladores é decompô-la nos elementos que a constituem de forma que melhor possamos compreender o todo.

A linguagem visual constitui a base da criação do design. Há princípios, fundamentos ou conceitos, com relação à organização visual, que podem resolver situações problemáticas na realização de um projeto. O designer de interface pode trabalhar sem esse conhecimento consciente, usando seu gosto pessoal e sensibilidade estética que são muito importantes, porém, uma compreensão dos fundamentos ampliará sua capacidade de organização, facilitando enormemente seu processo de criação.

Se quiséssemos refletir sobre o número de vocábulos suficientes para se formar uma Linguagem Visual poderíamos ter como resposta que os principais são basicamente: o ponto; a linha; o plano; o volume e a cor. Com tão poucos elementos básicos, e que nem sempre se apresentam em conjunto, forma-se toda a expressão visual na arte e no design na sua mais imensa variedade de técnicas e estilos.

Se compararmos a Linguagem Visual com a Linguagem Escrita, representada por letras e palavras, quantas necessitamos para contextualizar o entendimento de um simples parágrafo? Cabe lembrar que palavras e elementos visuais não são comparáveis em termos de igualdade. As palavras têm significado preestabelecido e os elementos visuais não têm. Eles não representam absolutamente nada se não estiverem inseridos em um contexto formal. E justamente por não determinarem nada isoladamente é que podem determinar tanto em conjunto. Para melhor compreensão da Linguagem Visual é importante ressaltar alguns elementos que formarão a base do entendimento futuros. Esses elementos estão muito relacionados entre si.

Nesta aula damos início à leitura destes conjuntos imagético.














EXERCÍCIO DIA DO AUTOR | Parcial nota Primeiro Bimestre



Prazo de Entrega 11 de Março

Grupos de no máximo 2 pessoas.

Possível interdisciplinaridade com aplicações de processos de pesquisa ou conclusão dos resultados em exibição online:


PROPOSTA:
Por meio do ADOBE INDESIGN o grupo deverá apresentar o conteúdo de  Leitura do texto "CULTURAS HIBRIDAS" de Nelson Garcia Canclini [pdf disponível para download no dropbox desta aula]. Para tanto pode-se utilizar de frases, relações imagéticas ou textuais. Identidades e informações culturais que o texto oferece.

Nesta aula o grupo irá se reunir e dividir tarefas, procurar possibilidades de apresentação e concepção da identidade do projeto online. Quem ira cuidar das fotos, imagens? Quem cuida do cronograma de pesquisa leitura e relações? Quem escreve os textos? Quem faz a pesquisa? ...


O QUE FAZER:
- Criar uma revista virtual em INDESIGN


DESENVOLVER
Na plataforma escolhida itens que configuram a identidade referente o texto em diferentes formas.
Apresentar no dia 11 de março os resultados, dificuldades, soluções e propostas.
Lembre-se que o usuário precisa de receptividade e acesso à informação.


Considerações nas postagens:
a. Imagens em excelente qualidade – com legendas quando possível e nome da foto de acordo com o arquivo.
b. Texto de apresentação com conteúdo técnico científico. [citações de autores que complementam seu discurso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário